Translator Widget by Dicas Blogger

Quer anunciar aqui? Entre em contato: vizinhosdeutero@gmail.com

quinta-feira, novembro 18, 2010

Sala de aula : Separar ou não?

Manter irmãos gêmeos em turmas diferentes na escola pode ser benéfico. Há escolas que não deixam a decisão para os pais. Os gêmeos já são matriculados em salas distintas.

O psicólogo Celito Francisco Mengarda salienta que a matrícula em turmas distintas pode ser benéfica para que um dos irmãos se mostre mais, descobrindo suas potencialidades, deixando de simplesmente ser guiado pelo outro.

Celito também aponta uma desvantagem. Se forem muito próximos, e caso estejam começando a vida escolar, a distância pode provocar sofrimento e prejuízo na adaptação. Os pais devem conversar sobre isso na hora da matrícula - sugere o psicólogo.

Susana Dornelles, psicóloga e orientadora educacional, afirma não ver desvantagens do ponto de vista do desenvolvimento. Além de facilitar o processo de construção da identidade e ampliar as possibilidades de contatos sociais, estudar em grupos separados permite que cada um se sinta único perante os colegas e os professores.

“Como os gêmeos se sentem sempre acompanhados um pelo outro, eles podem desenvolver uma certa tendência a se fechar em seu mundo, o que pode provocar atrasos no desenvolvimento social. É importante que tenham experiências distintas, que podem ser proporcionadas por turmas diferentes, férias separadas, visitas independentes”
exemplifica Susana.


Foto: Tiago (à frente) ganhou mais autonomia quando os gêmeos passaram a estudar em turmas diferentes na escola.

(Fonte: Donna ClicRBS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário